fbpx

Vídeos Mostram Terra Vista Pela MESSENGER e Lançamento da Sonda Em Sua Missão Com Destino a Mercúrio

No dia 2 de Agosto de 2004, a sonda MESSENGER partiu em sua viagem para Mercúrio. Após um ano de seu lançamento a sonda fez uma passagem pela Terra com o objetivo de ganhar impulso gravitacional para alcançar Mercúrio.

Ao fazer essa passagem, a MESSENGER registrou imagens da Terra. O filme acima foi gerado a partir de 358 imagens coloridas da Terra cobrindo o período de um dia terrestre, ou seja, 24 horas e foram então agrupadas para criar a animação. Essas imagens estão 435885 quilômetros mais distantes na se comparadas com as imagens feitas pelos astronautas da missão Apollo da Lua.

O filme foi rotacionado em 90 graus para melhor se ajustar ao YouTube, assim o norte da Terra está para a direita. O contraste e as cores aqui são diferentes do que as lançadas oficialmente no vídeo, aqui elas foram processadas para melhor se ajustar com o que o olho humano costuma ver. O filme abaixo, por sua vez mostra o lançamento da sonda MESSENGER.

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .