fbpx

Vídeos Mostram Resultados da Simulação de Formação de Aglomerados de Estrelas


Os vídeos aqui apresentados são resultado de um cálculo feito em 2008 sobre a formação de aglomerados estelares e que foi publicado em Janeiro de 2009, porém nesse novo vídeo, ou seja, nessa nova simulação uma equação mais realística de estado e da transferência de radioatividade foi incluída. O cálculo modela o colapso e a fragmentação de uma nuvem com massa equivalente a 500 sóis, mas resolve o limite de opacidade para a fragmentação em discos com raio de 1 unidade astronômica e para sistemas múltiplos e binários. O cálculo produz uma aglomerado contendo 183 estrelas e anãs marrons, incluindo múltiplos sistemas estelares, como por exemplo, sistemas binários, triplos e quádruplos, o que permite que esse modelo possa ser comparado de forma conclusiva e realista com as observações estelares.

O vídeo acima usa um esquema de cores preto-azul-vermelho-amarelo-branco para visualizar a temperatura através da nuvem formadora de estrelas. Já o vídeo abaixo usa um esquema de cor vermelho-amarelo-branco para visualizar a coluna de densidade através da nuvem formadora de estrelas.


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .