fbpx
29 de fevereiro de 2024

Videos Mostram Como Seria De Forma Conceitual A Missão da NASA de Coleta e Retorno de Amostras Em Um Cometa


Desde o início da era espacial a NASA tem explorado nosso Sistema Solar, trazendo conhecimentos científicos sem precedentes na história da humanidade. Contudo, somente poucas missões nos últimos 50 anos tem na verdade coletado e retornado para a Terra amostras desses locais distantes do nosso Sistema Solar.

Os cientistas do Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Md., estão nos estágios iniciais de trabalho de uma sonda em forma de arpão para ser usada na coleta de dados de um cometa.

A missão chamada de Comet Nucleus Sample Return irá coletar amostras da subsuperfície de um cometa e retornar essas amostras para a Terra. Os cometas e asteroides são pedaços remanescentes do nosso Sistema Solar inicial  e estudando as amostras desses objetos, nós poderemos aprender cada vez mais sobre a formação do nosso Sistema Solar e poder encontrar as pistas sobre a origem da vida na Terra. O vídeo acima mostra conceitualmente como seria tal missão.

Esse outro vídeo acima mostra como o arpão penetraria o cometa e preencheria seu compartimento interno com material da subsuperfície do cometa à medida que o arpão se aprofunda no cometa. Quando ele alcança a profundidade máxima o compartimento de amostras se fecha, aprisionando todo o material em seu interior. O compartimento é então retirado da parte externa do arpão e puxado de volta par ao interior da sonda.


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo