Vídeos Explicam Os Cometas Que Mergulham No Sol (Sungrazers) e as CMEs

Os cometas que mergulham no Sol são os causadores das explosões solares? Provavelmente não. Nos dias 1 e 2 de Outubro de 2011, um cometa mergulhou em direção ao Sol e o seu mergulho foi seguido por uma Ejeção de Massa Coronal, ou CME que aconteceu no lado oposto do Sol. As primeiras duas seqüências no filme acima mostram o desdobramento espetacular dos eventos como vistos pelo satélite SOHO, enquanto os mesmos eventos foram também registrados pelos satélites STEREO. Os cometas que mergulham no Sol e que são chamados de sungrazers se partem ao passar pêro do Sol e não são muito raros, centenas têm sido catalogados nos últimos anos. Já as ejeções de massa coronal são ainda mais comuns, sendo que aproximadamente em média ocorrem 3 eventos de CME durante um período de 8 horas, como é mostrado no vídeo acima. A melhor aposta dos cientistas que estudam o Sol é que os dois eventos não estão relacionados. Outra base usada para esse julgamento é que as CMEs são causadas por mudanças rápidas no campo magnético do Sol, mudanças que um pequeno como esses provavelmente não causariam. Essas coincidências são mais prováveis mesmo durante os períodos de alta atividade na superfície do Sol, como o período atual que estamos passando. No vídeo abaixo o pesquisador que mantém o falso blog The Bad Astronomer, explica melhor esses eventos que ocorrem no Sol.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap111005.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.