fbpx

Vídeos e Imagens Resumem Como Foi a Passagem do Furacão Sandy Entre 23 e 31 de Outubro de 2012

O vídeo acima mostra uma animação completa da passagem do Furacão Sandy entre os dias 23 e 31 de Outubro de 2012 como observada pelo satélite GOES-13, um satélite geosíncrono que está numa órbita de aproximadamente 36000 km acima da superfície da Terra. Essa grande tempestade foi devastadora, causando mortes e muita destruição. Até o momento a tempestade já matou 160 pessoas, 88 nos EUA, 54 no Haiti e 11 em Cuba, com prejuízos já estimados entre 10 e 55 bilhões de dólares.

Abaixo pode-se encontrar uma animação que mostra uma visão do hemisfério norte completa também feita pelo GOES-13, mostra o desenvolvimento do Furacão Sandy à medida que ele começou a se desenvolver sobre a América Central e começou a sua trajetória através do mar do Caribe e da costa leste dos EUA.

O instrumento Visible Infrared Imaging Radiometer Suite, ou VIIRS a bordo do satélite Suomi NPP adquiriu a imagem abaixo da tempestade aproximadamente às 3:13 a.m. EDT, ou 7:13 UT, 5:13 hora de Brasília do dia 31 de Outubro de 2012.

Essa imagem do satélite Suomi NPP mostra a parte remanescente do Furacão Sandy se movendo em terra no começo da manhã do dia 31 de Outubro de 2012. Enquanto o sistema passava sobre a Pennsylvania, seus ventos atingiam uma velocidade máxima de 64 km/h. Essa imagem foi feita com a banda de dia e noite do VIIRS que detecta o comprimento de onda verde da luz até o infravermelho próximo. A Lua iluminava o topo das nuvens no momento da imagem.

As nuvens do Sandy se estivavam desde a Baía Hudson até Chicago e Washington. Os aglomerados de luzes mostram as posições de algumas das grandes cidades na região, mas ao longo da Costa Leste, as nuvens na sua maioria bloquearam completamente as luzes. Muitas dessas cidades, todavia sofreram apagões com a passagem do furacão. Em 31 de Outubro de 2012, o Wall Street Journal relatou que milhões de pessoas em muitos estados ficaram sem luz. Você pode ver mais imagens de satélite sobre a passagem do Sandy aqui: http://earthobservatory.nasa.gov/NaturalHazards/event.php?id=79504

Fonte:

http://www.universetoday.com/98300/timelapse-of-hurricane-sandy-satellite-views-october-23-31-2012/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .