Vídeo Mostra Posição do Equador Magnético de Mercúrio Versus Sua Longitude

Esse vídeo mostra a localização do equador magnético de Mercúrio determinado a partir de sucessivas órbitas como o ponto onde a direção das linhas do campo magnético interno do planeta ficam paralelas ao seu eixo de rotação. Esse equador magnético fica bem ao norte do equador geográfico do planeta Mercúrio, indicado pela linha cinza horizontal. O melhor ajuste de dipolo interno para o campo magnético faz com que o equador magnético se localize a aproximadamente 480 km na direção norte a partir do centro de Mercúrio. O mecanismo de dínamo no núcleo externo derretido de Mercúrio é o responsável pela geração do campo magnético do planeta e esse possui uma grande assimetria norte-sul.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=2&gallery_id=2&image_id=550

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.