fbpx

Vídeo Mostra Observação do Cometa Elenin Feita Pela Sonda STEREO


Com o movimento contínuo do Cometa Elenin sendo observado pelo Heliospheric Imager 1 da sonda STEREO nós podemos seguir o seu progresso através do espaço à medida que ele se move da esquerda para a direita no vídeo acima que foi feito entre os dias 15 e 22 de Agosto de 2011. O cometa aparece como uma bola nebulosa e ocasionalmente é possível ver uma parte de sua cauda. No seu ponto mais próximo da Terra, o cometa estará a 35 milhões de quilômetros e isso acontecerá no dia 16 de Outubro de 2011. No final de Agosto de 2011 o cometa será visível na Terra mas não será fácil vê-lo a olho nu.

A sonda SOHO será capaz de observar esse cometa por seis dias começando em 23 de Setembro de 2011. Os cometas são basicamente bolas de poeira e gelo velhas que ocasionalmente visitam o nosso Sistema Solar interno. O objeto brilhante que começa a aparecer na parte direita do vídeo é Júpiter e perto do final do vídeo Mercúrio também é visível.


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .