fbpx

Vídeo Mostra o Que a Sonda Opportunity Viu Em Três Anos de Jornada Entre as Crateras Victoria e Endeavour em Marte


Durante os três anos que a sonda Opportunity da NASA passeou pelo planeta Marte entre as crateras Victoria e Endeavour, a equipe de cientistas que controlavam a sonda da Terra planejaram fazer uma imagem do horizonte que a sonda estava observando a cada dia em que um trecho do percurso era completado. Desse modo 309 imagens foram feitas durante as 21 quilômetros de percurso viajado pela Opportunity. Essas 309 imagens foram reunidas no vídeo mostrado abaixo.

Acima está uma imagem feita pela câmera de navegação da Opportunity, mostrando a visão da sonda um dia antes dela alcançar o anel da cratera Endeavour. Isso aconteceu durante o dia marciano, ou sol, de número 2680.

No vídeo abaixo, os números que aparecem na parte superior esquerda representam os dias marcianos da missão. O áudio que se ouve no vídeo é de dados obtidos pelo acelerômetro da sonda, ajustado para uma frequência audível. Esse som indica as variações sofridas pela sonda. Quanto mais alto o som, indica que a Opportunity estava passando por uma superfície rochosa, quando mais baixo o som indica que a sonda estava atravessando um terreno mais arenoso e mais plano sem muitos acidentes topográficos.

Fonte:

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA14759


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .