Vídeo Mostra o Lançamento da Nave de Carga Edoardo Amaldi Rumo a ISS

Carregado com mais de 7 toneladas de propelente, comida, suprimento e equipamentos para experimentos, o chamado Edoardo Amaldi Automated Transfer Vehicle da Agência Espacial Europeia, ou seja, uma nave de carga, foi lançada a bordo de um foguete Ariane 5 nas primeiras horas do dia 23 de Março de 2012 desde o local de lançamento Arianespace na floresta na parte norte da Guiana Francesa, rumo a Estação Espacial Internacional. O nome Edoardo Amaldi, foi dado a essa nave de carga em homenagem ao físico italiano do século 20, e é o terceiro na série de veículos de abastecimento para a tripulação e para o laboratório orbital. Ele está programado para se acoplar de forma automática à ISS, mais precisamente na porta do módulo de serviço russo Zvezda, no dia 28 de Março de 2012. O vídeo acima mostra o lançamento. Um charme especial é a contagem regressiva em francês, para quem está acostumado a ouvir em inglês ou em russo é uma diferença legal. Outro ponto interessante, será que alguém do norte ou nordeste do Brasil conseguiu acompanhar o lançamento?

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.