fbpx

Vídeo Mostra o Eclipse Total da Lua de 15 de Junho de 2011, Registrado Desde o Tadjiquistão – Destaque Especial Para As Mudanças Ocorridas na Paisagem

Total Lunar Eclipse In Tajikistan from Jean-Luc Dauvergne on Vimeo.

Se a Lua Cheia repentinamente se apagasse, o que você veria? A resposta a essa pergunta pôde ser dada durante o eclipse total da Lua ocorrido no dia 15 de Junho de 2011 e registrado em vídeo (mostrado acima) desde o Tadjiquistão. Durante o eclipse total da Lua, a Terra se move entre a Lua e o Sol, fazendo com que a Lua se apague dramaticamente. Apesar de mergulhar na sombra da Terra a Lua nunca fica completamente escura, isso ocorre pelo fato da Terra refratar uma parte da luz que recebe do Sol. No começo do vídeo acima, a cena parece ter sido registrada durante o dia e com a iluminação do Sol, mas na verdade essa cena foi registrada durante a noite e toda a paisagem estava iluminada pelo brilho da Lua Cheia. À medida que a Lua foi ficando eclipsada e foi se apagando, o vento também foi parando e as estrelas de fundo puderam ser vistas através do seu brilho refletido no lago em primeiro plano. Mais espetacular ainda, é o fato do céu nas imediações da Lua eclipsada, repentinamente  aparecer cheio de estrelas e se destacar também pelo plano conturbado da Via Láctea. A sequência é repetida com uma visão mais detalhada, e a imagem final mostra a localização da Lua eclipsada próximo das nebulosas da Águia, do Cisne, Trífida e da Lagoa. Aproximadamente depois de duas horas do eclipse ter começado, a Lua emerge da sombra da Terra e o seu brilho cheio, domina o céu.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110711.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .