fbpx

Vídeo Mostra o Clima Em Marte na Semana de 25 a 31 de Julho de 2011 Dominado Por Duas Grandes Tempestades de Poeira

Na  semana de 25 a 31 de Julho de 2011 em Marte, duas grandes tempestades de poeira de tamanho regional assolaram o planeta e podem ser observadas no vídeo acima que resumo o clima em Marte nesse período. A primeira foi uma continuação da tempestade de poeira na Acidalia ocorrida uma semana antes, a poeira continuou através da Acidalia, Chryse e Xanthe no começo da semana e fez com que mais névoa de poeira cobrisse o leste do Valles Marineris e o norte do Noachis. O corredor da Acidalia-Argyre apareceu meramente coberto por névoa no final da semana, com a grande atividade de poeira tendo parado, exceto por uma tempestade de poeira local sobre o Kassei Valles no dia 29 de Julho. A segunda maior tempestade de poeira da semana começou na região de Utopia e Arcadia, então se estendeu para o sul cobrindo Elysium e Isidis. A tempestade começou a entrar na Syrtis Major deixando toda a região coberta por névoa pelo resto da semana. Nuvens de gelo de água ocorreram sobre Acidalia e sobre o Arsia Mons, com algumas nuvens opticamente finas extras se formando através das latitudes intermediárias sul por toda a semana. A sonda robô Opportunity observou o céu um pouco coberto por névoas durante a semana, resultado da grande atividade de tempestades de poeira no planeta.

As áreas escuras no filme acima são o resultado da perda de dados ou de manobras de rolagem de grande ângulo realizadas pela sonda que limitaram a visão do planeta pelas suas câmeras. Os pequenos círculos brancos nas imagens de Marte usadas para montar esse vídeo indicam a localização das duas sondas exploratórias robôs que estão no planeta, a Opportunity na região de Meridiani Planum e a Spirit na Cratera Gusev.

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .