fbpx

Vídeo Mostra Nuvens Em Movimento em Marte

As imagens que foram usadas para compor o vídeo acima foram feitas no dia 14 de Outubro de 2010, durante a órbita de número 8676 da sonda Mars Express e mostra uma área dentro da Noachis Terra a oeste da Bacia Hellas a aproximadamente 45 graus sul e 38 graus leste de coordenadas. Existem nesse vídeo dois componentes que parecem dar o movimento às nuvens registradas. Um deles é o rela movimento das nuvens de oeste para leste num período de mais de dois minutos de animação, o que pode ser notado pelo movimento das sombras ao longo do terreno. O outro componentes está ligado aos diferentes ângulos dos diferentes canais da HRSC e da significantes espessura das camadas de nuvens. Na primeira tomada, o instrumente HRSC está olhando para norte ao longo da passagem da órbita que é de sul para norte, já na última tomada, o instrumento estava apontado para o sul. Devido a essa mudança de perspectiva, o nível superior das nuvens parece se mover em direção sul com relação aos níveis mais baixos das nuvens.

As cores veem dos canais vermelho, verde e azul do HRSC e das sobreposições aplicadas para a realização da animação, de modo que a informação de cor na verdade não é animada, somente a informação com relação ao brilho é que se move. Isso funciona visualmente pois Marte é relativamente monocromático. Agradecimentos a Emily Lakdawalla da Planetary Society que investiu muito tempo para montar esse belo vídeo.


Fonte:

http://www.planetary.org/blog/article/00003148/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .