fbpx

Vídeo Mostra Momentos da Missão CAVES Executada Por Astronautas da ESA, NASA, Japão e Rússia


Os astronautas da ESA Tim Peake e Thomas Pesquet e Randolph Bresnik da NASA e Norishige Kanai do Japão e Sergey Ryzhikov da Rússia, mergulharam fundo na Terra para explorar parcialmente as cavernas em Sardinia em 17 de Setembro de 2011. Eles viveram e trabalharam no ambiente úmido, escuro e subterrâneo por seis dias como parte da missão CAVES da ESA.

O ambiente de caverna é isolado de todo o mundo, ele é confinado, com um mínimo de privacidade, com desafios técnicos e com limitada higiene e conforto. Essa é uma situação completamente nova com interessantes questões psicológicas: o uso da luz artificial na escuridão constante altera a percepção de tempo e da cor e a ausência do tempo natural pode alterar o ritmo cardíaco e os padrões do sono.

O vídeo acima conta um pouco dessa experiência dos astronautas durante a missão CAVES ele foi filmado no local das atividades e editado posteriormente por Vittorio Crobu e Sirio Sechi.


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .