fbpx

Vídeo Mostra Labareda Solar da Classe X Explodindo na Superfície do Sol


Os satélite em órbita da Terra detectaram outra forte labareda solar proveniente da mancha solar número 1283. O evento de Classe X 1.8 ocorreu às 19:38, hora de Brasília do dia 7 de Setembro de 2011, e produziu um brilhante raio de radiação ultravioleta extrema e enviou para o espaço uma pluma de plasma escuro.

Essa é a terceira labareda significante que é  emanada da mancha solar 1283 desde 6 de Setembro de 2011. Todas as três erupções geraram CMEs (ou ejeção de massa coronal) na direção da Terra. Nenhuma das CMEs geradas irá atingir a Terra com força o suficiente para causar transtornos. Os efeitos das explosões das três nuvens começarão a ser sentidos no dia 9 de Setembro de 2011 e continuará até aproximadamente 11 de Setembro de 2011, possivelmente causando tempestades geomagnéticas menores.

Existem poucas labaredas solares de Classe X registrada desde o início do Ciclo 24. A lista completa das labaredas registras encontra-se aqui: 15 de Fevereiro (X2), 9 de Março (X1),9 de Agosto (X7), 6 de Setembro (X2), 7 de Setembro. Antes dessas cinco labaredas, uma explosão de Classe X ocorreu no passado em 14 de Dezembro e foi  durante o ciclo Solar 23.


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .