Vídeo Mostra Experimento Simples Para Entender O Que Acontece Com Uma Estrela Durante Uma Explosão de Supernova

O vídeo acima mostra uma atividade muito simples, porém muito importante para entender um dos fenômenos mais violentos do universo, uma explosão de supernova, que acontece no estágio final da vida de grandes estrelas. Para fazer esse experimento você vai precisar de dois tipos de bolas (uma bola de tênis e uma bola de ping-pong são perfeitas para o experimento) para cada uma das pessoas envolvidas. Vamos então ao experimento.

Se você deixar a bola de tênis cair da altura do seu ombro, ela irá bater no chão e voltar a uma altura de aproximadamente 60 cm. Se você deixar a bola de ping-pong cair da mesma altura ela também rebate no chão, mas não atinge uma altura muito grande na sua volta. Quando você deixa as duas bolas caírem juntas da mesma altura, a bola de ping-pong rebate no topo da bola de tênis e voa para longe enquanto que a bola de tênis fica mais ou menos no mesmo lugar. Isso acontece pois quando a bola de tênis atinge o chão sua energia é transferida para a bola de ping-pong que é arremessada para longe, sem mais energia a boa de tênis fica no mesmo lugar.

Fazendo agora uma analogia com as estrelas, as bolas representariam camadas da atmosfera de uma grande e velha estrela que está morrendo. Nesse estágio final de sua vida, as camadas mais externas da sua atmosfera vão caindo em direção ao centro da estrela, durante o processo de implosão. Essas camadas encontram com a energia do núcleo de ferro da estrela – que no nosso experimento é representado pelo chão – e sofrem um rebote sendo arremessadas para o espaço numa dramática explosão de supernova.

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.