Vídeo Mostra Em Detalhe Massiva Explosão no Sol Registrada Pela SDO da NASA

No dia 7 de Junho de 2011, o Sol emitiu uma labareda solar de tamanho médio classificada como M-2 seguida de uma espetacular Ejeção de Massa Coronal, ou CME. A grande nuvem de partículas foi expelida e depois caiu de volta no Sol cobrindo uma área igual a metade da superfície do disco do Sol.

A sonda SDO observou o pico da labareda às 2:41, hora de Brasília. A sonda SDO registrou as imagens dessa erupção solar na luz extrema ultravioleta que mostra uma grande erupção de gás frio. Essa explosão no Sol tem suas características únicas pois em muitos lugares na erupção parece existir material ainda mais frio a temperaturas menores que 80000 K.

O vídeo mostrado acima usa a resolução completa de 4096 x 4096 pixel das imagens obtidas a cada minuto para mostrar em grande detalhe e alta qualidade a explosão. Além disso o vídeo também apresenta como o evento pôde ser observado em múltiplos comprimentos de onda.

 

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.