Vídeo Mostra Auroras Observadas do Espaço Pela ISS

Ultimamente, a Estação Espacial Internacional, a ISS tem voado sobre tempestades geomagnéticas, dando aos astronautas uma visão detalhada das auroras boreais apenas olhando pelas janelas do laboratório espacial. Esses vídeos foram feitos pela tripulação da Expedição 30 a bordo da ISS.

Primeiro Segmento:
A sequência de imagens foi feita em 3 de Março de 2012, das 17:59:48 até as 18:16:25 GMT, na passagem da ISS do leste do Quênia, perto do Oceano Índico para o Sul do Oceano Índico, a leste das Ilhas Kerugelen. O vídeo começa à medida que a ISS viaja para sudeste do leste da África, sobre o Mar da Arábia e o Oceano Índico. O primeiro pedaço de terra que observamos são as Ilhas Maurício e Reunião a leste de Madagascar. A passagem continua sobre o Oceano Índico, onde pesadas nuvens bloqueiam a visão da água. Finalmente, a Aurora Austral começa a aparecer bem como uma visão apagada da Via Láctea.

Segundo Segmento:
A sequência de imagens foi feita no dia 4 de Março de 2012, das 17:19:17 para as 17:27:10 GMT, na passagem da ISS pelo Sul do Oceano Índico. Esse vídeo normalmente foca na Aurora Austral à medida que a ISS passa sobre o Sul do Oceano Índico, do nordeste das Ilhas Kerugelen para o sul da Austrália. As listras da aurora são muito bem visíveis e ativas nesse vídeo à medida que a ISS passa perto das luzes verdes.

Terceiro Segmento:
A sequência de imagens foi feita no dia 10 de Março de 2012, das 14:49:58 às 15:05:37 GMT na passagem da ISS do Sul do Oceano Índico para sudeste da Nova Zelândia. Esse vídeo foca principalmente na Aurora Austral sobre o Hemisfério Sul da Terra. À medida que a ISS viaja de sudeste e então nordeste, a tripulação registrou as bandas da Aurora Austral à medida que a Via Láctea fez sua aparição no campo de estrelas.

Crédito: NASA/ISS/JSC/Science@NASA

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.