fbpx

Vídeo Mostra As Nuvens Mesosféricas Polares Pairando Sobre o Horizonte da Terra

Como mencionado no post anterior além de fotografarem as nuvens mesosféricas polares, os membros da tripulação da Expedição 31 a bordo da Estação Espacial Internacional fizeram também um vídeo sobre o fenômeno que é mostrado nesse post. A sequência de imagens usadas para montar o vídeo foi feita no dia 5 de Junho de 2012 das 18:26:38 até as 18:31:04 GMT enquanto a ISS passava sobre o Iraque e oeste do Uzbequistão.

As nuvens mesosféricas polares também conhecidas como nuvens brilhantes noturnas, são fenômenos transientes da atmosfera superior que normalmente são observado no meses do verão nas altas latitudes, acima de 50 graus, tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul da Terra. Elas aparecem brilhantes enquanto aparecem no crepúsculo profundo. Elas são iluminadas pela luz do Sol quando as camadas inferiores da atmosfera da Terra estão mergulhadas na escuridão da sombra da Terra.

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .