fbpx

Vídeo Mostra As Atividades na ISS Para o dia 11 de Outubro de 2011


O vídeo acima traz as atualizações das atividades acontecidas na Estação Espacial Internacional, a ISS para o dia 11 de Outubro de 2011. A tripulação da ISS iniciou mais essa semana no espaço com atividades de manutenção e trabalhos científicos. Os trabalhos de manutenção envolveram a melhoria no sistema chamado de Water Recovery system, esse é o sistema que recicla água e urina para que possam ser usadas posteriormente em outras funções. O trabalho propriamente dito envolveu a substituiçãoo de um filtro localizado dentro do sistema, por um outro tipo de filtro, dessa vez reutilizável. Com essa substituição evita-se que a cada utilização o filtro precise ser substituído e descartado, agora, o filtro se chama Advanced Recycle Filter Tank. Junto com essa melhoria ocorreu também uma manutenção de rotina do Water Recovery System, onde amostras foram colhidas e o tanque dentro do sistema foi preenchido. Além disso os astronautas trabalharam também no Environmental Health System a bordo da ISS. Outras manutenções foram feitas em softwares instalados nos diversos computadores existentes dentro da ISS, entre eles atualizações de softwares nos computadores que controlam determinados experimentos científicos.


Entre as atividades científicas executadas pelos membros da tripulação da ISS, o astronauta japonês Furukawa continua trabalhando em experimentos de caráter educacional, o seu experimento consiste em montar modelos feitos de Lego. Esse “experimento” consiste de uma série de conjuntos de Lego que são montados dentro da ISS e são usados para demonstrar conceitos científicos. Entre os modelos estão satélites e até mesmo um modelo em escala da própria ISS. Ultimamente, Furukawa tem trabalhado no modelo de um robô exploratório, semelhante com os que exploram o planeta Marte. O comandante Fossum está trabalhando em um experimento chamado de PACE (Preliminary Advanced Colloids Experiment), que é na verdade, como o próprio nome já diz, um experimento preparatório para um experimento avançado com coloides que será realizado dentro da ISS. O objetivo do experimento atual é caracterizar as condições a bordo da ISS para que o futuro experimento com amostras possa ter um verdadeiro impacto importante. Esse experimento permitirá que possamos melhorar nosso entendimento sobre processos físicos fundamentais bem como ajudar no desenvolvimento de tecnologia de produtos consumíveis para missões de longa duração no espaço. O cosmonauta Volkov, tem também trabalhado em alguns experimentos científicos, um deles se chama Pneumocard, e é um estudo integrado de adaptação do sistema cardiovascular dos membros da tripulação durante uma missão de longa duração em um ambiente de microgravidade.

Como sempre a ISS convida os estudantes na Terra a participarem de experimentos na estação. Em uma dessas iniciativas lançada a pouco tempo os estudantes podem propor uma ideia para um experimento a ser executado na ISS através de uma competição global e dois vencedores serão anunciados em Janeiro de 2012. Os dois experimentos selecionados então, serão executados dentro da ISS no decorrer do ano de 2012. Os experimentos serão realizados na porção americana da ISS, que tem sido designada como laboratório nacional. A competição está aberta para estudantes entre 14 e 18 anos. Para participar eles devem enviar um vídeo de 2 minutos até o dia 7 de Dezembro de 2011 via youtube com a explicação sobre três experimentos, que podem ser de física, de saúde, etc… Para maiores detalhes acessem: www.youtube.com/spacelab.


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .