fbpx

Vídeo Mostra a Queda do Escudo de Calor da Missão MSL no Solo Marciano

A sequência de imagens retratada no vídeo acima mostra o escudo de calor do Mars Science Laboratory da NASA atingindo o solo de Marte e levantando uma nuvem de poeira. As imagens foram feitas pelo Mars Descent Imager a bordo do rover Curiosity da missão MSL enquanto o veículo ainda estava sustentado por paraquedas, depois da sonda ter expelido o escudo de calor.

Um ponto escuro, representando a sombra do escudo de calor, entra na cena a partir da parte inferior esquerda, movendo-se em direção ao centro da imagem. O brilhante escudo de calor propriamente dito também aparece na cena um pouco antes da sombra e do escudo se encontrarem no impacto com a superfície. A área do solo marciano visível nas imagens tem aproximadamente 1 km de diâmetro. As imagens mostradas aqui foram cortadas das imagens originais, para mostrar somente a região do impacto.

A sequência inclui 25 frames, repetidos 5 vezes para essa apresentação. A ação é primeiro passada na velocidade real, na primeira, na quarta e na quinta repetição. As imagens também são passadas com metade da velocidade normal na segunda repetição dela e com um oitavo da velocidade na terceira repetição.

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .