Vídeo Mostra a Expansão da Nebulosa do Caranguejo


observatory_1501054Quando uma supernova explode e partes da estrela vagam pelo espaço a 3 milhões de milhas por hora, você tem o que se chama de uma nebulosa em expansão e esse fenômeno nos dá a chance de fazer um vídeo que mostra essa expansão.

O astrofotógrafo Adam Block criou um vídeo que mostra como a Nebulosa do Caranguejo tem se expandido no decorrer de 12 anos.

Ele fez duas imagens da nebulosa e montou o vídeo acima. A primeira imagem foi feita em 1999 pelo ESO usando o Very Large Telescope, que desenhado para fotografia. Block fez a segunda imagem em 2012 no Mount Lemmon SkyCenter usando o Telescópio Schulman, que foi desenhado para a astrofotografia.

A supernova original que criou a nebulosa foi registrada em 1054. Desde então ela vem se expandindo.


Fonte:

http://mashable.com/2013/08/20/crab-nebula-grow/

alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.