Vídeo Ilustrativo Explica o Bóson de Higgs

Por que existe todo esse frisson sobre o Bóson de Higgs? A comunidade física muito animada pelo fato de que uma partícula fundamental da natureza já prevista pelo modelo de grande sucesso conhecido como Modelo Padrão das Partículas Físicas pode ser em breve descoberta pelo enorme Large Hadron Collider, o LHC do CERN na Europa. O termo bóson se refere a um tipo de partícula fundamental com similaridades ao fóton, enquanto que Higgs se refere a Peter Higgs, um físico que entre outros trabalhos publicou uma pesquisa prevendo o mecanismo pelo qual essa partícula pode agir. As vezes nada mais legal para aprender conceitos complicados, principalmente da física, do que um vídeo, com caráter humorístico como o mostrado acima que explica com bastante detalhe por que se espera tanto a descoberta do Bóson de Higgs, e um dos métodos que o Grande Colisor de Hádrons está usando para tentar encontrá-lo. Mesmo que essa partícula não seja encontrada a pesquisa realizada até hoje para tentar descobrir o Bóson de Higgs está abrindo portas para um entendimento fundamental de como o nosso universo funciona.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120501.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.