fbpx
27 de fevereiro de 2024

Vídeo Feito Com Imagens da Sonda SDO Mostra a Atividade no Sol do Dia 7 de Dezembro de 2011


O vídeo acima mostra o Sol no dia de hoje, 7 de Dezembro de 2011 em vários comprimentos de onda mostrando as várias temperaturas das diferentes camadas que constituem nossa estrela. Além disso foi adicionado no vídeo as linhas do campo magnético do Sol. As imagens apresentadas acima foram obtidas aproximadamente no mesmo momento.

O vídeo começa mostrando a fotosfera do Sol, que tem uma temperatura de 6000 graus Celsius. É possível ver as inúmeras manchas solares na superfície do Astro Rei.

Depois o vídeo apresenta uma transição em uma região da cromosfera e da coroa com a temperatura chegando a 1 milhão de gruas Celsius.

A partir desse ponto se tem uma composição de três diferentes comprimentos de onda mostrando temperaturas superiores a 2 milhões de graus Celsius.

O fim do vídeo mostra as complexas linhas do campo magnético destacando assim as várias regiões ativas da estrela. Quem aí disse que o Sol é um astro chato de se observar e estudar?


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo