fbpx

Vídeo e Galeria de Imagens Contam Como Será a Missão da Sonda Juno em Júpiter

A sonda Juno da NASA está programada para ser lançada em direção a Júpiter a bordo de um foguete United Launch Alliance Atlas V no dia 5 de Agosto. A janela de lançamento se estende das 12:34 até 13:33 hora de Brasília e o período de lançamento se estende até o dia 26 de Agosto de 2011.

Programada para alcançar o planeta Júpiter em 2016, a sonda Juno tem como principal objetivo entender a origem e evolução de Júpiter. Abaixo da sua densa cobertura de nuvens, Júpiter guarda segredos sobre os processos e condições fundamentais que governaram nosso Sistema Solar durante a sua formação. Como nosso exemplo principal de um planeta gigante gasoso, Júpiter pode também fornecer conhecimento crítico para o se entender os sistemas planetários que estão sendo descobertos ao redor de outras estrelas.

Com seu conjunto de instrumentos científicos, a sonda Juno irá investigar a existência de um núcleo planetário sólido em Júpiter, mapear o seu intenso campo magnético, medir a quantidade de água e amônia nas profundezas de sua atmosfera e observar as auroras do planeta.

A sonda Juno nos dará um gigantesco passo na direção de entender como planetas gigantes se formam e o papel que esses titãs têm em todo o Sistema Solar.

Mesmo sem ainda ser lançada a sonda Juno já tem uma galeria de imagens de respeito que mostra desde impressões artísticas, passando por alguns momentos de sua construção e foto do foguete que a colocará em órbita.

[nggallery id=25]

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .