fbpx

Vídeo da NASA Trás Um Resumo de 10 Anos de Incêndios Em Todo o Mundo


O vídeo acima leva o espectador um tour global e narrado que mostra as detecções de incêndios na Terra iniciadas em Julho de 2002 e terminando em Julho de 2011. As imagens usadas no vídeo também mostram a cobertura da vegetação e a cobertura de neve além de mostrar como os incêndios respondem às mudanças sazonais.

O tour começa pela Austrália em 2002 mostrando uma rede de massivos incêndios nos campos se espalhando através do interior da Austrália bem como pela floresta esverdeada de eucaliptos no norte e no leste do continente.

A viagem então vai para Ásia, onde um grande número de incêndios agrícolas podem ser visíveis primeiro na China em Junho de 2004, e então cruzando uma grande faixa da Europa e no oeste da Rússia em Agosto, passando através da Índia e no sudeste da Ásia pelo início de 2005.

O vídeo continua mostrando a África, o continente com a maior quantidade de incêndios. As observações do instrumento MODIS mostram que algo em torno de 70% dos incêndios do mundo ocorrem na África. No que pode ser uma média da estação de incêndios, a visualização mostra uma enorme quantidade de incêndios durante a estação seca na África Central em Julho, Agosto, Setembro de 2006, incêndios esses causados pela atividade agrícola mas também pelo fato dessa região ter uma maior quantidade de raios do que qualquer outra.

Da África, vamos para a América do Sul, onde uma constante presença de incêndios é vista através de grande parte da floresta amazônica com picos de atividades em Setembro e Novembro de 2009. Quase todos os incêndios na Amazonia são resultados da atividade humana incluindo a prática de agricultura baseada na queima do solo, devido a alta umidade da região, poucos incêndios naturais ocorrem.

O vídeo termina na América do Norte, uma região onde os incêndios são comparativamente raros se comparados com outras regiões do mundo. Os incêndios na América do Norte, contribuem para 2% dos incêndios mundiais por ano. Os incêndios que recebem maior atenção nos EUA são incêndios fora de controle no oeste, são menos visíveis do que a onda de incêndios agrícolas proeminentes na parte sudeste ao longo do Vale do Rio Mississippi, mas alguns dos grandes incêndios selvagens que atingem o Texas no início da primavera são também visíveis.


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .