fbpx

Via Láctea Passará Por Colisão Que Irá Acordar Seu Buraco Negro – Space Today TV Ep.1662

——————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

—————————————————————————-

Um dos processos mais importantes para a evolução das galáxias no universo é a colisão o fusão entre elas.

Isso é algo que está sempre acontecendo, em algum lugar do universo, existem galáxias nesse momentos que estão passando pelo processo de fusão, ou colisão.

As consequências desse processo depende do tamanho das duas galáxias envolvidas.

No nosso Grupo Local, sabemos que a Via Láctea e a galáxia de Andrômeda devem se fundir daqui uns 8 bilhões de anos.

Sabemos também, que a Via Láctea já canibalizou algumas de suas galáxias satélites.

E um grupo de pesquisadores, publicou um trabalho onde mostra que antes de colidir com a galáxia de Andrômeda, a Via Láctea irá experimentar uma fusão com uma galáxia menor, a Grande Nuvem de Magalhães.

E essa fusão deve acontecer daqui a aproximadamente 2 bilhões de anos.

Os pesquisadores listaram 3 consequências principais dessa fusão para a nossa galáxia.

A primeira é com relação ao nosso buraco negro central, de acordo com as simulações realizadas, essa fusão pode despertar o buraco negro supermassivo da Via Láctea, que atualmente está sem muita tividade.

Ou seja, o suprimento de gás e poeira iria aumentar e com isso o buraco negro seria alimentado de forma mais ativa do que é agora.

Isso faria com que o buraco negro que hoje não emite aqueles jatos relativísticos de forma tão intensa, começaria a emitir essa grande quantidade de radiação.

Uma segunda consequência está relacionada com a matéria escura.

A Grande Nuvem de Magalhães, deve ter o dobro de matéria escura que os pesquisadores pensavam anteriormente, em novos cálculos que foram feitos.

com essa fusão, a matéria escura presente na Grande nuvem de Magalhães também faria parte da Via Láctea isso traria consequências para toda a dinâmica da galáxia e afetaria de forma drástica a sua evolução.

Por último, o sistema solar, a Grande Nuvem de Magalhães, embora seja considerada uma galáxia satélite, ela é relativamente grande e essa fusão trará consequências para toda a Via Láctea.

Com relação ao Sistema Solar, os pesquisadores disseram que existe uma pequena probabilidade dele ser chutado da Via Láctea e sair vagando pelo espaço, a probabilidade maior é que essa fusão não nos afete dessa maneira, mas sim tenha consequências globais para a galáxia.

Esse trabalho só foi possível graças às simulações realizadas usando o projeto EAGLE que é o maior projeto, a maior iniciativa que existe hoje para simular o universo em grande escala, e também simular a dinâmica de galáxias através do universo, onde é possível estudar essas fusões ou colisões.

Realmente é fantástico tudo isso, e vale lembrar que isso é algo normal no universo, e é assim que as coisas evoluem.

#ViaLáctea #GrandeNuvemDeMagalhães #ColisãoGaláctica

fonte:

https://www.dur.ac.uk/research/news/item/?itemno=37071

Artigo:

https://academic.oup.com/mnras/article/483/2/2185/5181341

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo