Verona Rupes: O Abismo Mais Profundo do Sistema Solar

Será que você sobreviveria se caísse no abismo mais profundo do Sistema Solar? Muito provavelmente sim. O Verona Rupes localizado na lua de Urano, Miranda tem uma profundidade estimada de 20 quilômetros, ou seja, dez vezes a profundidade do Grand Canyon na Terra. Devido a baixa gravidade de Miranda, você levaria aproximadamente 12 minutos para cair desde o topo até a base a uma velocidade de 200 km/h. Mesmo assim, a queda poderia não ser mortal devido a uma própria proteção. A imagem acima do Verona Rupes foi feita pela sonda Voyager 2 em 1986. Como o abismo foi formado ainda é um mistério, mas possivelmente sua origem esteja relacionada a algum evento de impacto gigantesco ou a movimentos tectônicos da superfície do satélite.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110404.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.