O Verão Está Chegando Em Marte

A imagem de Marte acima, mostra a região Polar Norte do Planeta Vermelho no final da primavera e foi feita pela câmera HiRISE. No começo do ano o terreno estava quase que completamente coberto por gelo, mas agora a maior parte desse gelo sublimou. O gelo que ainda resiste na região se localiza nas áreas de sombra ou em locais onde a deposição de gelo foi muito mais intensa e por isso leva muito mais tempo para sublimar. A maneira mais fácil de imaginar esse fenômeno em Marte é pensar como se fosse uma nevasca na Terra, tudo bem, que para nós brasileiros é mais difícil de fazer essa analogia, mas a neve em certos pontos da Terra pode persistir por semanas mesmo que em outros locais ela já tenha desaparecido.

Fonte:

http://www.marstravel.org/2012/03/mars-photo-of-day-mar-29-2012.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.