Imagem Mostra A Forma Oval Pouco Comum de Vênus Visto da Superfície da Terra

Por que o planeta Vênus apareceria com essa forma ovalada? Vênus tem sido visto inúmeras vezes da superfície da Terra, e todas as vezes a atmosfera da Terra dispersa a luz proveniente do planeta num certo grau. Quando a atmosfera da Terra tem a quantidade certa de poeira e de gotículas de água objetos distantes, mas pequenos como o planeta Vênus parecem se espalhar em uma auréola altamente angular. Essas auréolas acontecem com relativa frequência e podem ser observadas ao redor da Lua e do Sol como coroas circulares. Recentemente , contudo tem se imageado as auréolas e notado que elas não são perfeitamente circulares, mas sim têm uma forma ovalada. A auréola oval venusiana mostrada acima foi imageada pelo astrofotógrafo que notou o fenômeno pela primeira vez a três anos atrás. Inicialmente refutada, a distorção pouco comum tem sido agora confirmada múltiplas vezes por diferentes astrofotógrafos. O que causa a forma de elipse ainda é um mistério e embora algumas hipóteses garantam que cristais de gelo orientados horizontalmente sejam os responsáveis pelo fenômeno, discussões significantes sobre o tema ainda estão em andamento.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120213.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.