fbpx

Vênus Multicolorido

O brilhante planeta Vênus brilha agora no céu crepuscular do horizonte oeste. Visto como uma proeminente estrela no céu noturno, o planeta é um feixe de luz tentador até mesmo para observadores casuais. Embora seja brilhante e espetacular a olho nu, ao telescópio Vênus oferece uma visão menos deslumbrante ao ser observado por telescópios. O planeta é coberto por uma imensa cobertura de nuvens refletivas que aparecem de forma brilhante e sem apresentar qualquer feição quando observada ao telescópio. Ainda assim, se observarmos o planeta através de uma série de filtros coloridos como é mostrado na imagem acima, podemos começar a ver algumas feições não relacionadas à superfície do planeta, mas sim às feições atmosféricas. As imagens acima foram registradas no início de Fevereiro de 2012 a partir de um observatório montado num jardim numa casa em Machester, no estado norte-americano de New Hampshire a partir de cenas registradas por uma câmera de vídeo. Os dados foram registrados por meio de filtros do ultravioleta próximo, verde e do infravermelho próximo (à esquerda) e vermelho, verde e azul enquanto o planeta Vênus se mantinha alto acima do horizonte oeste antes do pôr-do-Sol. Para os observadores do hemisfério norte essa aparição noturna de Vênus é a melhor em 7 anos. Essa aparição de Vênus irá terminar com o trânsito solar do planeta o último da nossa geração que irá ocorrer em 5/6 de Junho de 2012.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120301.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.