Vênus Brilha Intensamente Sobre o VLT do ESO

Esta fotografia obtida pelo Embaixador Fotográfico do ESO Petr Horálek, mostra o planeta Vênus brilhando intensamente sobre o Observatório do Paranal do ESO no Chile ao pôr do Sol. O telescópio em destaque é o Telescópio Auxiliar nº 1 do Very Large Telescope, que se prepara para observar o céu noturno, pintado em tons de azul e laranja.

Very Large Telescope do ESO (VLT) é composto por quatro Telescópios Principais de 8,2 metros e por quatro Telescópios Auxiliares de 1,8 metros — como o que mostramos na imagem — cuja luz capturada pode ser combinada para formar o Interferômetro do VLT (VLTI). Ao combinar a luz coletada por vários telescópios posicionados em diferentes locais do observatório, o VLTI opera como se fosse um único telescópio, com uma linha de base igual à distância entre os telescópios individuais.

Crédito:

  1. Horálek/ESO

Fonte:

http://eso.org/public/brazil/images/potw1808a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.