Vênus, a Luz Zodiacal e o Centro Galáctico

galcentre_venus_jschmoll


observatory_150105O centro curvado da nossa Via Láctea repousa sobre um pilar de luz neste luminoso frame. Registrado no dia 22 de Setembro, em um céu escuro da África do Sul, rios de poeira parecem fluir para baixo a partir do centro galáctico na direção de Antares, a amarelada estrela alfa da constelação de Escorpião, perto do topo da cena. O mais brilhante farol celestial presente, certamente não é uma estrela, mas o planeta Vênus ainda dominante no céu ocidental depois do pôr do Sol. Claro que, o pilar de luz que se estica para cima a partir do horizonte é a luz celeste. A luz solar espalhada pela poeira ao longo do plano elíptico cria o brilho zodiacal, destaque da noite depois do crepúsculo durante a primavera no hemisfério sul.

Fonte:

http://apod.astronomos.com.br/apod.php?lk=ap131018.html


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.