Velhos Amigos – Sonda MESSENGER Encontra-se Novamente Com a Cratera Kupier em Mercúrio

A primeira vez que essa cratera em Mercúrio foi vista foi por meio das imagens da sonda Mariner 10, depois foi vista novamente durante o segundo sobrevoo da sonda MESSENGER sobre Mercúrio. Essa cratera raiada é chamada de Kupier, tem 62 quilômetros de diâmetro e fornece um importante marcador estratigráfico na história do planeta Mercúrio. Nessa imagem de alta resolução feita novamente pela sonda Mercúrio antes de entrar em órbita de Mercúrio as crateras Calvino com 67 km de diâmetro e a Rudaki, com 123 km de diâmetro são vistas na porção inferior esquerda da imagem  (nessa imagem, para orientação, o nordeste está para cima.

Essa imagem foi adquirida como parte da geração do mapa base colorido do instrumento MDIS. O mapa base colorido é composto por imagens feitas pela câmera WAC da sonda através de oito diferentes filtros coloridos de banda curta e irá cobrir mais de 90% da superfície de Mercúrio com uma resolução média de 1 km/pixel. As imagens coloridas de melhor qualidade são obtidas da superfície de Mercúrio, quando tanto a sonda e como o Sol estão iluminando o planeta de cima, assim, as imagens são feitas normalmente com condições de visibilidade com ângulos de emissão e incidência, baixos.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?gallery_id=2&image_id=468

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.