fbpx

Veias do Céu

strongNLCs_heden


observatory_1501051A imagem acima mostrando nuvens noctilucentes espetaculares foi capturada no início do mês de Julho de 2014 sobre a ilha de Gotland, na Suécia, e mostra o céu ainda escuro com uma luz do Sol difusa. Desde a borda do espaço, a cerca de 80 quilômetros acima da superfície da Terra, as nuvens congeladas refletem a luz do Sol mesmo apesar do Sol propriamente estar abaixo do horizonte como visto desde o solo. Normalmente registradas nas altas latitudes nos meses do verão, as nuvens noturnas brilhantes fizeram uma espetacular aparição nesse mês de Julho. Também conhecidas como nuvens mesosféricas polares entende-se que elas se formam à medida que o vapor d’água é levado até a fria atmosfera superior e lá condensa em finas partículas suplantadas por meteoros desintegrados ou por poeira vulcânica. A missão AIM da NASA fornece projeções diárias das nuvens noctilucentes como vistas do espaço.

Clouds vs Noctilucent clouds from P-M Hedén on Vimeo.


Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap140731.html

alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.