VdB 152: Um Fantasma Em Cepheus

Descrita como uma cortina de fumaça, ou uma aparição fantasmagórica, a misteriosa nebulosa de reflexão, conhecida como VdB 152 é realmente muito apagada. Bem longe da sua vizinhança nessa noite de dias das bruxas, o fantasma cósmico está localizado a aproximadamente 1400 anos-luz de distância da Terra. Também catalogada como Ced 201, ela se localiza ao longo da porção norte da Via Láctea, na direção da constelação real de Cepheus. Perto da borda de uma grande nuvem molecular, pedaços de poeira interestelar na região bloqueiam a luz das estrelas mais distantes ou espalham a luz de uma brilhante estrela ali mergulhada fazendo com que partes da nebulosa tenham uma cor azul característica. A luz ultravioleta da estrela pode também ser a causa para um apagado brilho avermelhado na poeira nebular. Apesar das estrelas se formarem em nuvens moleculares, essa estrela parece estar nessa região de forma acidental já que a sua velocidade medida através do espaço é bem diferente da velocidade da nuvem. Essa imagem telescópica profunda da região se espalha por aproximadamente 7 anos-luz.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap121031.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.