Vasculhando Nossas Célebres Vizinhas

20130701-185141.jpg

observatory_150105Essa é a galáxia espiral NGC 3185, localizada a aproximadamente 80 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação do Léo, o Leão. A imagem mostra os braços espirais da galáxia, que podem ser traçados desde o seu centro em direção ao anel externo, onde eles parecem encontrar um disco azul brilhante.

No centro da NGC 3185 existe um pequeno porém brilhante núcleo contendo um buraco negro supermassivo. Buracos negros como esse podem ter massa muitas milhares de vezes superior à massa do Sol, e tornam-se ativos quando matéria cai em sua direção. Quando isso acontece o buraco negro se ilumina, emitindo feixes de partículas e radiação numa velocidade próxima da velocidade da luz.

A NGC 3185 é uma galáxia que faz parte do pequeno grupo de quatro galáxias conhecido como Hickson 44, que tem uma celebridade em seu meio – o grupo é também lar de outra galáxia espiral, a NGC 3190. Essa galáxia pode ser muito familiar para você, principalmente se você utiliza produtos da Apple. Essa é a galáxia que aparece como papel de parede padrão, numa imagem azulada do sistema operacional da gigante da maçã.

Esses dados foram retrabalhados desde o NASA/ESA Hubble Telescope Legacy Archive, pelo competidor Judy Smidt, que entrou com uma versão dessa imagem na cometição de processamento de imagens conhecida como Hubble’s Hidden Treasures.

Fonte:

http://www.spacetelescope.org/images/potw1326a/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.