Van Gogh Visita a Lua

Que imagem é essa, seria um detalhe do famoso quadro Starry Nigth? Ou talvez uma representação da nossa vizinhança galáctica? A resposta para ambas as perguntas é não. Essa imagem é o último lançamento feito pela equipe do instrumento LOLA da sonda LRO e mostra a inclinação das feições localizadas próximas do polo sul lunar. O Lunar Orbiter Laser Altimeter fez medidas ultra precisas das distâncias entre a sonda LRO até pequenos pontos na superfície da Lua. Com pontos adjacentes distantes somente por 25 metros, a equipe que trabalha com o LOLA gerou esse mapa de inclinações, com as cores vermelho e branco representando as inclinações superiores a 25?, e a cor azul escuro representando inclinações inferiores a 5?. O anel interno íngreme das crateras se destaca na imagem e um desses anéis indefinido se destaca ainda mais e pode ser visto na parte superior direita da imagem. A maior parte das crateras são interessantes e relativamente novas, de modo que suas paredes são íngremes e perigosas.

Fonte:

https://lpod.wikispaces.com/July+14%2C+2011

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.