Valas Primitivas Bem Preservadas e Avalanches de Poeira em Marte

Essa imagem mostra valas primitivas em Marte, algumas com depósitos brilhantes e talvez mais recentes.

Em adição a isso, existe o embasamento exposto, que na resolução da HiRISE pode ser observado em grande detalhe. Observações como essa podem também ajudar na modelagem das valas melhorando nosso entendimento sobre essas feições de Marte.

Outro fenômeno também conhecido em Marte são as avalanches de poeira (imagem abaixo) , também conhecidas como listras de talude, e ocorrem em vários terrenos através do planeta. A deposição de poeira transportada pelo ar na superfície faz com que ela tenha uma tonalidade brilhante nas imagens obtidas pelo THEMIS. Qualquer movimento da poeira talude abaixo, uma avalanche de poeira, deixará para trás uma listra onde a superfície livre de poeira é exposta.

Fontes:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_021676_1430

http://themis.asu.edu/zoom-20050610a

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.