fbpx
29 de novembro de 2021

Valas Identificadas Numa Cavidade Polar de Marte

Numerosas valas que se formaram ao longo da parede sudoeste de uma cavidade de forma alongada na superfície de Marte pode ser vista nessa imagem. Essa cavidade está localizada dentro de uma cratera degradada de 100 quilômetros de diâmetro na região polar sul de Marte.

As valas se originam ao longo da região superior das paredes despedaçadas da região e sofreram erosão resultando em numerosas unidades de camadas de paredes antes de terminarem em depósitos de leques no interior da cavidade como mostra a imagem em detalhe abaixo.

A imagem abaixo foi previamente obtida pela câmera HiRISE nessa região durante  a primavera mostrando fluxos congelados e com uma interessante tonalidade escura dentro das valas canalizadas. Nem a parte congelada nem os fluxos escuros são aparentes nessa imagem feita no verão em Marte.

Um dos objetivos da câmera HiRISE é repetir observações em locais como esse para detectar mudanças que podem levar a se entender como essas valas se formaram.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_022156_1115

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo