fbpx
25 de fevereiro de 2024

Valas Com Formas Variadas São Identificadas Nas Paredes de Cratera Em Marte


Essa cratera de impacto em Marte, possui valas incisivas em suas paredes nos lados norte e leste. Um par de valas na parede norte é pouco comum pois um segmento no meio se torna mais largo do que o segmento talude acima e então se afina novamente talude abaixo.

Isso indica que o solo é mais fraco aqui e/ou que uma erosão mais poderosa ocorreu nesse local de Marte. Talvez nesse ponto se concentrou uma determinada quantidade de água em subsuperfície, ou o alargamento das valas se formou em um material que está revestindo as paredes da cratera, ao invés deles estarem se formando nas paredes das rochas.

Outra diferença interessante é que as valas para leste possuem canais mais escuros no centro que se estendem no interior da cratera, indicando que elas podem estar erodindo um material diferente ou talvez estiveram ativas mais recentemente. Como pode ser visto na imagem acima.

Juntamente com a imagem acima se tem um par estereográfico que pode formar uma visão tridimensional de modo que as valas podem ser comparadas, especialmente para se ver como as formas dos canais variam talude abaixo.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_023665_1410


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo