fbpx

Usando A Lua Para Revelar Os Segredos do Universo Primordial – Space Today TV Ep.1530

——————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www2.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

—————————————————————————–

Para que os astrônomos possam estudar a evolução do universo eles têm que observar o mais distante possível, de preferência quando as primeiras estrelas começaram a se formar no nosso universo.

Essa informação está contida em sinais de ondas de rádio que são muito fracos se comparado com os objetos brilhantes e intensos que temos hoje espalhados por aí.

Para tentar encontrar esse sinal fraco, um grupo de astrônomos teve uma ideia genial, usar algo bem próximo de nós, com o brilho muito bem conhecido, ela a Lua.

Os astrônomos apontaram para a Lua o rádio telescópio Murchison Widefield Array, o MWA que fica na Austrália e mediram o brilho da Via Láctea refletido na Lua quando acontecem ocultações.

Com esse brilho da Via Láctea refletido na Lua, eles podem então subtrair todo esse brilho das observações que eles fizerem e o que sobrar será o sinal em ondas de rádio vindo da emissão dos átomos de hidrogênio do início do universo.

Com isso, eles poderão testar seus modelos de evolução do universo e ver se eles precisam de alguma correção.

Quem diria que poderíamos usar a Lua, o objeto celeste, mais próximo de nós, para podermos revelar os mistérios e os segredos do universo primordial, realmente uma bela ideia, e a Lua se mostrando mais importante do que nunca!!!

Fonte:

https://phys.org/news/2018-10-moon-reveal-secrets-universe.html

Artigo:

https://academic.oup.com/mnras/article/481/4/5034/5091824

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo