Urgente: NASA Registra Novas Imagens do Asteroide 2005 YU55 Que Passará Perto da Terra Em 8 de Novembro de 2011

A antena do Deep Space Network da NASA em Goldstone, na Califórnia, registrou novas imagens de radar do Asteroide 2005 YU55 que passará amanhã, terça-feira, dia 8 de Novembro de 2011 perto da Terra.

O asteroide passará mais perto do nosso planeta do que a distância da Terra até a Lua. A última vez que um asteroide passou tão perto da Terra assim foi em 1976, embora os astrônomos não sabiam nada sobre essa passagem naquele momento. A próxima aproximação de um asteroide desse tamanho acontecerá em 2028.

A imagem do asteroide acima, foi feita em 7 de Novembro de 2011 às 17:45 hora de Brasília, quando o asteroide estava a aproximadamente 1.38 milhões de quil6ometros de distância da Terra. O rastreamento do asteroide do tamanho de um avião de carga começou em Goldstone às 14:30 hora de Brasília, do dia 4 de Novembro de 2011 com a antena de 70 metros e será feito por duas horas, com um rastreamento adicional de quatro horas planejado para acontecer a cada dia entre 6 e 10 de Novembro de 2011.

As observações de radar feitas pelo Arecibo Planetary Radar Facility em Porto Rico começará no dia 8 de Novembro de 2011 no mesmo dia em que o asteroide alcançará a sua menor distância com relação à Terra, às 21:28, hora de Brasília.

A trajetória do asteroide 2005 YU55 é bem entendida. No ponto mais próximo da Terra, ele estará a 324600 quilômetros da Terra , ou algo em torno de 0.85 da distância entre a Terra e a Lua. A influência gravitacional do asteroide não terá nenhum efeito detectável na Terra. Embora o asteroide esteja em uma órbita que regularmente visita as vizinhanças da Terra, Vênus e Marte, o encontro de 2011 com a Terra será o mais próximo no mínimo por 200 anos.

A NASA detecta, rastreia e caracteriza os asteróides e cometas que passam perto da Terra usando telescópios tanto espaciais como os baseados na Terra. O Near-Earth Object Observations Program no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena na Califórnia normalmente chamado de Spaceguard, descobre esses objetos, caracteriza alguns deles e define suas órbitas para determinar se alguns deles podem trazer alguma ameaça para o nosso planeta. O JPL administra o Near-Earth Object Program Office para o Science Directorate da NASA em Washington.

A nova imagem do radar pode ser encontrada em:

http://www.nasa.gov/mission_pages/asteroids/multimedia/yu55-20111107.html .

Para mais informações sobre os asteróides e os objetos próximos da Terra acessem: http://www.jpl.nasa.gov/asteroidwatch .

Mais informações sobre a pesquisa de radar do asteroide podem ser encontradas aqui: http://echo.jpl.nasa.gov/  .

Para mais informações sobre o Deep Space Network da NASA, visitem: http://deepspace.jpl.nasa.gov/dsn .