Uma Vista do Everest

Como seria a vista se você estivesse parado no topo da montanha mais alta da Terra? Para ver a imagem completa clique no link: http://apod.nasa.gov/apod/image/1104/everest_mackenzie_4103.jpg. Visível nessa imagem estão os picos nevados das montanhas, os enormes abismos, distantes platôs, o topo das nuvens e o céu em azul escuro. O monte Everest está a 8.85 quilômetros acima do nível do mar, quase que a máxima altura alcançada pelos voos comerciais, mas muito menos dos 300 km atingidos pelo ônibus espacial. Centenas de pessoas tentaram e falharam escalar o monstro do Everest, um feito que foi realizado pela primeira vez em 1953. Aproximadamente 1000 pessoas chegaram ao seu cume. Roddy Mackenzie, que escalou a montanha em 1989 registrou essa imagem. O Monte Everest localiza-se na cadeia de montanhas do Himalaia no Nepal. Na língua nativa do Nepal, o nome da montanha é Sagarmatha, que significa “a testa do céu”.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110417.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.