Uma Visão Tridimensional da Cratera Kuiper em Mercúrio

526-stereo_kuiper

observatory_150105Tire novamente a poeira dos seus óculos 3D para ver essa bela imagem da cratera Kuiper em Mercúrio. Esse anáglifo foi criado a partir de duas imagens separadas feitas com uma leve diferença nas condições de visualização. Essas imagens mostram a jovem cratera Kuiper, a cobertura do material derretido pelo impacto em seu assoalho, seus altos picos centrais e os deslizamentos nas paredes. Na imagem o norte está para a esquerda.

Essas imagens foram adquiridas como parte da campanha de obtenção de conjuntos de imagens planejadas estereográficas. Observações estereográficas planejadas são adquiridas com resoluções muito maiores que os tradicionais 200 metros por pixel usado para gerar o mapa base estereográfico de Mercúrio. Esses alvos são adquiridos com a câmera NAC da sonda MESSENGER que permite fazer imagens detalhadas da superfície de Mercúrio e de seus detalhes topográficos para se determinar uma área de interesse.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1174

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo