Uma Visão Distante do Limbo de Mercúrio

EW1009021619G.nomap

observatory_150105Essa imagem do limbo de Mercúrio nos permite voltar um passo para observar o planeta. Antes da missão da sonda MESSENGER, a superfície de Mercúrio era normalmente comparada com a superfície da Lua da Terra, quando de fato, Mercúrio e Lua são muito diferentes. Essa imagem em particular destaca muitas bacias próximas ao terminador, incluindo a Cratera Bach. Muitas crateras com picos centrais e os raios brilhantes da Han Kan também são evidentes.

A imagem acima foi adquirida como parte da campanha de imageamento do limbo do instrumento MDIS. Uma vez por semana, o instrumento MDIS captura imagens do limbo de Mercúrio, com uma ênfase no imageamento do limbo do hemisfério sul. Essas imagens do limbo fornecem informações sobre a forma de Mercúrio e medidas complementares da topografia feitas pelo Mercury Laser Altimeter (MLA) do hemisfério norte de Mercúrio.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1190

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.