Uma Visão Diferente – Câmera Antiga Registra o Eclipse Total da Lua de 27 de Setembro de 2015

MoonEnteringShadow_Tzalavras

Na noite de 27 para 28 de Setembro de 2015, todo o lado da Terra que estava experimentando a noite pôde observar e curtir um belo fenômeno, que foi o eclipse total da Lua. O evento celeste foi registrado mundo a fora e aqui mesmo no blog, já mostramos várias imagens e duas galerias repletas de fotos do eclipse. Porém, o eclipse pode ser visto de forma diferente quando fotografado por uma câmera antiga . Carregada com um filme de 4 x 5 polegadas, uma câmera Speed Graphic (mostrada abaixo) foi fixada num tripé na ilha de Chipre. Ela foi aberta por 90 minutos, e pôde assim registrar o rastro da Lua Cheia no perigeu, desde o começo do eclipse parcial, na parte superior da imagem, até o meio da totalidade com a Lua bem perto do horizonte oeste. Entrando na sombra da Terra, a Lua ficou bem mais apagada, e o rastro da Lua ficou bem estreito, mostrando de forma dramática a progressão do eclipse.

Graflex_speedgraphic_medium_format,_1

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap151009.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.