Uma Visão 3D do Bradbury Landing Site do Rover Curiosity em Marte

Essa imagem 3D feita pelo rover Curiosity da NASA mostra o local onde o jipê pousou em solo marciano, local agora batizado como Bradbury Landing Site, localizado, logicamente, dentro da Cratera Gale em Marte. Para fazer essa imagem 3D o rover Curiosity usou seus “olhos” esquerdo e direito da chamada Navigation Camera. Entre o rover na parte direita da imagem, e a sua sombra no lado esquerdo da imagem está o eventual alvo do Curiosity, o Monte Sharp. O pico mais alto dessa montanha não pode ser visto pelo rover, desde o seu local de pouso.

A imagem feita pelo olho esquerdo do Curiosity encontra-se em: http://photojournal.jpl.nasa.gov/tiff/PIA16140_fig1.tif. E a imagem feita pelo olho direito pode ser encontrada em: http://photojournal.jpl.nasa.gov/tiff/PIA16140_fig2.tif

Esse panorama estereográfico de 360 graus em resolução completa foi feito com imagens obtidas nos sols 2 e 12 da missão, ou seja, no segundo e no décimo segundo dia de trabalho do rover em Marte desde que ele lá pousou com sucesso, o que corresponde aos dias 8 e 18 de Agosto de 2012, respectivamente. Para ver o efeito tridimensional da imagem acima você precisa pegar o seu óculos com lentes pintadas de azul e vermelho, com a lente vermelha sobre o olho esquerdo. Com as imagens originais acima, indicadas nos seus endereços, qualquer um pode criar sua composição 3D.

Fonte:

http://marsmobile.jpl.nasa.gov/msl/multimedia/images/?ImageID=4610

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo