Uma Velha Lua nos Braços da Lua Nova

Também conhecido como o brilho cinza da Lua, ou a Valha Lua nos braços da Lua Nova, o brilho da Terra é a luz do Sol, que é refletida pela Terra e atinge o lado noturno da Lua, é chamado também de luz cinérea. Essa bela imagem da luz cinérea na jovem Lua crescente foi feita no Observatório de Las Campanas, no deserto do Atacama no Chile, no dia 18 de Janeiro de 2018, bem perto da pôr-da-Lua. Uma bela inversão atmosférica aparece acima do Oceano Pacífico, colorida pelo pôr-do-Sol no horizonte oeste do planeta. Mas a visão da Lua seria também muito bonita. Quando a Lua aparece no céu da Terra na sua fase crescente como uma fina lâmina , da Lua, um astronauta estaria vendo a Terra como se fosse cheia. Uma descrição da luz cinérea, em termos da luz do Sol refletida nos oceanos da Terra iluminando a superfície escura da Lua, foi escrita a cerca de 500 anos atrás por Leonardo da Vinci.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap180120.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.