Uma Tromba de Elefante Em Cepheus

Com dados obtidos por telescópios grandes e pequenos, essa imagem detalhada mostra a empoeirada Nebulosa da Tromba do Elefante. Ela serpenteia através da nebulosa de emissão e do jovem aglomerado complexo de estrelas IC 1396, localizado na constelação de Cepheus. Também conhecida como vdB 142, a tromba de elefante cósmica, tem mais de 20 anos-luz de comprimento. A visão colorida destaca as brilhantes cadeias de poeira que delimitam os bolsões de gás e poeira frio e interestelar da região. Essas nuvens escuras embutidas contêm a matéria prima para a formação de estrelas, e muito provavelmente deve esconder protoestrelas em seu interior. Localizada a aproximadamente 3000 anos-luz de distância, a nebulosa cobre uma região no céu que se espalha por mais de 5 graus. A cena mostrada acima se espalha por um campo com 1 grau de largura, o mesmo tamanho aparente de 2 Luas Cheias.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap180116.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.