fbpx

Uma Tríplice Galáxia Lembrando uma Fada

Usando o Very Large Telescope do ESO, uma equipe de astrônomos descobriu um raro caso de uma surpreendente fusão tripla entre galáxias. Esse sistema, que os astrônomos têm chamado de “O Pássaro” – embora também tenha semelhanças com uma fada cósmica – é composto de duas galáxias espirais massivas e uma terceira galáxia irregular.

Nessa imagem, aqui reproduzida, que é uma exposição de 30 minutos usando o VLT/NACO na banda K em combinação com imagens de arquivo do HST/ACS na banda B e imagens da banda I produzidas com três cores, mostra “O Pássaro”, esse sistema de galáxias, interagindo. A imagem do sistema NACO do VLT permite aos astrônomos não somente ver as duas galáxias anteriormente conhecidas, mas também identificar a terceira, claramente um componente a parte, uma galáxia irregular, ainda muito apagada que aparentemente está formando estrelas em um ritmo frenético. A composição final da imagem aqui apresentada foi feita por Henri Boffin do ESO.

Fonte:

http://spacefellowship.com/news/art19389/picture-of-the-day-the-tinker-bell-triplet.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .